sexta-feira, 16 de março de 2012

Seja honesta, sempre.

Mesmo, e principalmente, quando pisar na bola.
Anote a sem-vergonhice que cometeu.
Foi duro anotar os 20 e tantos pontos de um mísero 'joelho'. Mais duro ainda saber que devo extrapolar os extras por causa disso.
Nem sempre a gente consegue ter controle. Mas faz parte do processo, né?
Vamo que vamo.

sábado, 10 de março de 2012

2ª melhor descoberta mais delícia das delícias.

Tem uma senhora que vende alimentos já pontuados na porta do VP de Icaraí.
E ela tem umas empadinhas gostosas, umas tortinhas que super quebram o galho, sas coisas. E uns doces.
AÍ.
Aí que hoje tinha bomba de chocolate e de doce de leite. Eu, desconfiada, comprei pra provar. E me f*. Porque só comprei uma de doce de leite. E a parada é mais gostosa do que as carolinas que eu comi em Friburgo, quando ainda não era vigilante. É grande (essencial no momento quero-devorar-o-mundo, mata o desejo e tem só 2,5 pontos.
Enfim. Acho que perdi a minha folhinha que têm as marcações de quanto perdi por semana, em que semana estou, sas coisas. Tô meio chateada mas quase certa de que tá na agência. Parece bobagem, mas a gente se apega a essas frescurites que atestam, ali no papel, como a gente tá indo bem.
No total, já emagreci 6 quilos e qualquer coisa. Em um mês e meio. E sem maiores restrições: com os flex pra sair pra comer massas, doces, quitutinhos.
Tá bom, né?:)
Devagar e sempre, bora pra frente, porque fazia anos que eu não pesava o que tô pesando.:)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Se eu não estivesse no vigilantes,

eu comeria 5 paçocas, em vez de 2.
Eu comeria 2 pratos de macarrão, em vez de 1.
Eu comeria mil porcarias ao longo do dia sem me dar conta.
A dieta anda meio esculhambadinha, de leve, mas melhor com ela do que sem ela.

sábado, 3 de março de 2012

Vigilantes, aniversário e a orientadora sem noção.

Aconteceu que, no total, já perdi 5,8 kg. Atingi a minha primeira meta.:)
Pena que a orientadora de hoje era uma grosseirona. Menor vocação pra trabalhar no VP. Lá é um lugar, sim, de ajuda, onde as pessoas buscam 1) conhecimento, 2) apoio nas horas f* com a gula.
Perguntei quantos pontos tem um crepe, já que esse vai ser o menu da noite, e levei um semi-fora somado a um 'Aff, quem escolheu isso? Você? Pelo amor de Deus'.
Fiquei chocada e quase mandei ela se f*, fina que sou.
Saudade da minha orientadora alto-astral, que coloca a gente lá pra cima.
Bom, é isso. Mesmo achando que não tava funcionando, a coisa andou.
- 1,4 kg nessa última semana.:)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Duvidosa

Me deu um medaço de não funcionar nada tudo isso. De eu estar sendo enganada.
Pesei em outras duas balanças e vi que estavam com um peso diferente do que me disseram no VP.
Vamos ver no fim dessa semana o que vai acontecer.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Engordei. E agora?

E agora nada.
Fiquei chateada, mas já sabia que com os abusos e, principalmente, com o excesso de frituras, meu corpo reagiria assim.
No fim das contas, em um mês perdi 4,4 kg. Bem bom pra início de conversa. E,como já devo ter dito aqui, estou incorporando a maneira 'vigilante' de comer. As pisadas na bola vão acontecer. E as mudanças positivas, o autocontrole também..
Essa semana volta a ser sossegada, já estou comendo bem de novo, com rotina, variedade e deliciosamente.
Bora. :)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dica do dia. Da semana. Do ano, talvez.

Descobri umas tortas lights perfeitas no Mundo Verde. Vêm num potinho generosíssimo e são docinhas. A de pavê - que estou comendo agora - tem 4 pontos e é feita com uma camada de chantilly com granulado, uma de chocolate, pedaços de bombom e uma de um creminho delicioso!
Acho que achei meu doce preferido.:)

Aí veio o carnaval.

Com força. E muita comida.
Muita força, muita variedade e nenhuma alma (but the girl) pra me dar força.
Muita fritura, muito pão, muito doce, muitas bebidinhas. Aquela comilança generalizada. E eu sempre pensando (e pesando) se valia a pena segurar a onda e me abster de muitas daquelas delícias ou se me jogava com força e 'dane-se, depois do carnaval perco o que recuperei'.
Fui até a metade do quinto dia firme e forte com meus pontos. Nos dois primeiros dias, inclusive, comi menos do que estou habituada.
Mas, faltando um dia e meio pra acabar a farra do boi, me rendi às delícias quase desmedidamente.
Como disse o meu bem, se eu não estivesse 'segurando' a onda, teria comido o dobro. O triplo, talvez. Desses quitutinhos: pastéis, docinhos, sanduichinhos etc.
MAS.
O carnaval acabou. E cá estou, firme e forte, de volta à rotina. Sem arrependimento por ter perdido um pouco a linha. Acontece com todo mundo, né?
Vamo que vamo, que o lance é comer bem, porque é gostoso e o negócio tá dando resultado.

PS - Um quilo é muita coisa, gente. Se eu perder 200 gramas essa semana, vou atingir a minha meta. E ficar feliz demais da conta.:) 1 kg = 5 tabletes de manteiga que derreteram do seu corpinho, pô.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Em três semanas:

- 4,800. Comendo pizza. Bolo de chocolate com brigadeiro e marshmellow.
É isso que eu quero pra minha vida.
Sem mais.
:)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Amanhã é dia de VP.

E eu tô torcendo pra ter emagrecido mais um cadinho. Porque tô me sentindo mais leve e não quero que seja só coisa da minha cabeça.
Pra quem quer perder 30 quilos, 3 parece bobagem, mas faz diferença, sim. Imagina: 3 pacotes de açúcar União que deixei de carregar pra cima e pra baixo. Rola um alívio.
Não me medi - eles falam que é bacana medir - porque não tô muito preocupada com isso. Mas tenho notado que aqui e ali, talvez, tenham menos gordurinha.
Bom. Bora subir a serra. Na volta a gente espia o resultado.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Medo do carnaval.

O que se faz no carnaval, na casa de campo, além de comer, beber, ficar na piscina - caso faça sol - ou no sofá o dia todo?
Estou, de novo, com aquela ansiedade chata de quem só pensa em comer.
Lá a comilança vai ser punk-rock: todos os dias são recheados de pasteizinhos de carne, queijo, quibe, salsichinha, amendoim, salgadinhos os mais variados. E cerveja, porque né? Da cerveja consigo abrir mão na boa. Mas das comidinhas sei que vai dar mais trabalho. Tomara que eu consiga.
Se não conseguir, não vou desistir também. Volto e continuo firme e forte no VP, porque no dia a dia a coisa funciona superbem.
Mas realmente quero conseguir. Tomara que não seja penoso. Bora arrumar guloseimas alternativas - porque ninguém merece ficar vendo os outros comendo sem poder comer nada - e exercitar o autocontrole.

(Que merda!)

PS - Se não fosse o carnaval, seria a páscoa. Se não fosse a páscoa, seria o friozinho. Se não fosse o friozinho, seria o Natal. Se não fosse o Natal, seria qualquer outra desculpa pra não segurar a onda. Sejamos francos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sobre a urgência de anotar o que se come.

Então. A gente começa a emagrecer e a ter noção do que pode ou não comer, das quantidades, dos pontos, e acha que já tá pronto pra ir sozinho pelo mundo dos quitutes afora. Mas não, não tamos. E ainda vai demorar um montão de tempo pra estarmos.
Quando deixo de anotar o que comi logo após as refeições, no fim do dia fico confusa. No geral, lembro. Mas, às vezes, passam uma colher de azeite, uma passada de leve de cream cheese, um iogurte entre um lanche e uma refeição, coisas assim.
Anotar, como eu (acho que) já disse, desautomatiza a coisa de ir ali e comer qualquer coisinha.
E essa desautomatização é que vai fazer a mudança acontecer. Pode ser difícil pra raio ou pode ser divertido. Eu tô levando pro lado 'caracous, comi tanto de tanto, que maneiro'. E tá dando certo.:)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Tô com fome.

Vou ali comer.
É tão putamente incrível poder comer banana, manga e melancia como se não houvesse amanhã...! Assim, sobra ponto pra essas fominhas (ou fomonas) fora de hora.
Nhami.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dia de saber quanto eu perdi.

Bem menos do que eu gostaria, mas em torno do que eu esperava.
Primeiro, porque foi uma semana de festas e saidinhas de leve; segundo, porque sei que o corpo se preocupa quando a gente começa a comer diferente e perde peso rápido.
Perdi 700 gramas. Parece coisa pouca. Mas se toda semana eu perder por volta disso, no fim do ano vou ter alcançado a minha meta.
Bora comer bem, que a coisa tá funcionando!:)

Dia de festa e eu me saí bem.

Ê! :)
Ontem, além do aniversário, pintou um 'bota dentro' de queridos muito queridos com... pizza! Ainda bem que não comi aquela outra, a que ecoava. Pude, sem culpa, comer duas generosas fatias. O que, God knows why, fez com que eu não chegasse com vontade de devorar todas as delicinhas da festa de aniversário. Comi 3 pãezinhos, já no fim da noite, e - tcharam! - a famigerada torta. Valeu a pena, viu?
Fazia 15 dias que eu não comia açúcar refinado e eu não tinha me dado conta, por conta das frutas (principalmente melancia docinha, banana e manga). Tava gostosa demais.
Tá vendo? Dá pra comer de tudo.:)
Hoje é dia de Vigilantes e eu adoraria que a pesagem fosse só amanhã, rs, porque esses quitutes devem influenciar na balança.
Mas... dane-se. :)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quitutes que ecoam dentro de nós

A pizza que meu pai pediu ontem, a mais gostosa, ainda tá ecoando em mim.
Que vontade de devorá-la. Não um pedacinho de leve. Dois. Ou três.
Como essa pizza especificamente tem ponto pra caceta e hoje é dia de encontrar vários amigos fora de casa, dia de torta (lembra do aniversário?), optei por abrir mão dela. Meu estomaguinho tá doendo de vontade, mas ela vai ficar pra outro dia.
Só quem tem esse tipo de fissura sabe o que eu tô sentindo. Eu até poderia abrir mão do meu almoço por ela, mas, pô. A proposta é comer bem, né.
Na outra 'pedida' eu deixo meus pontos pra ela.
Beijo, pizza. Te amo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E quando dá vontade de comer qualquer coisa de qualquer coisa?

Aí a gente segura a onda, tem jeito não.
Tava vendo um site perdição total, escolhendo, entre trocentas maravilhosas, a torta de aniversário de um amigo. Missão desgraçada, mas que aceitei com carinho, porque não vou deixar de fazer com carinho uma coisa que gosto só porque sou descontrol.
Claro que eu tive, por pura birra do meu inconsciente, vontade de comer todas as tortas do site.
*Pequeno detalhe: eu não gosto de 90% das tortas que vi.
Querer comer qualquer coisa de qualquer coisa, coisas que às vezes nem gostamos mesmo, que, tantas vezes comemos só por educação, não têm explicação fácil. Mas voto no boicote. Essa mania de passar a perna em nós mesmos.
Segurei a onda. Vou almoçar agora, comer um docinho que eu realmente gosto, contar meus pontos e, amanhã, na festa, comer um pedacinho de torta.
Porque 1 - vai ser uma torta que eu gosto; 2 - eu também sou filha de Deus, pô. :)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

E quando a gente se chateia?

Come.
Come porque, de alguma forma, a comida preenche o vazio e, sendo gostosa, é um carinho a nós mesmos.
E é nessa hora que a 'dieta' pega. Fica com cara de dieta. Com cara de não pode. Rola uma puta duma contradição: no ímpeto, comer de raiva seria um carinho. Pensando bem - e a reeducação tá aí pra desautomatizar essa relação e nos fazer pensar duas vezes antes de devorar quitutes até não-devoráveis -, é claro que pra quem quer perder peso comer desmedidamente não é um carinho.
Aí é hora de respirar fundo, pensar se vale a pena, contar os pontos e mandar ver. Tem ponto? Pensa se não é desperdício gastá-los com a raiva. De repente vale mais comer uma, duas, três frutinhas gostosas e deixar os pontos pra um momento mais feliz.
Ter esse controle dá uma autossegurança dananda. Mas não ter é ok e não quer dizer que tudo foi por água abaixo. A gente, definitiva e infelizmente, não muda de um dia pro outro. Aos pouquinhos a mudança acontece.
O lance é, então, não desistir.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O que fazer no fim de semana?

Aí chega o fim de semana e o que a gente costuma fazer? Encontrar os amigos pra um chopinho (com petiscos, claro, porque uma saidinha não vive só de chope) ou pra um almoço ou pra um jantar ou pra um papinho em casa.
Tudo, absolutamente tudo, envolvendo comida.
Até o cineminha (que sem pipoca ou M&Ms não é a mesma coisa, convenhamos) e um mergulho na praia (repleta de quitutes) vêm acompanhados do 'ai, que que eu vou fazer lá se não posso comer nada?'.
Na segunda semana a gente ainda precisa rebolar pra se encontrar no meio do pastelzinho de feijoada, do churrasquinho com batata frita e da cerveja.
Mas.:)
Existem os pontos extras. Aqueles 49. Quarenta e nove! E é nesse momento em que a gente tem o dever moral de utilizá-los. Pra que alimentar angústia?
As pessoas, de uma forma geral, acham absurdo alguém de dieta sair pra tomar um chope e petiscar.
Mas, não, não é absurdo. A gente pode. Porque um chope, por exemplo, tem 3 pontos. Três. De 49. Um milho verde, na praia, tem 2 pontos. De 49. Um saquinho de pipoca, 4 pontos. De 49. E por aí vai. Mesmo somando a pipoquinha do cinema ao jantar depois do cinema ou a uma ida ao barzinho, você não vai (ou vai, por que não?!) gastar os seus pontos extras.
Então, sem neura. Bora encarar o fim de semana sem culpa.
É só comer bem. :)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

E de madrugada?

Come uma manga previamente cortadinha (aliás, é ótimo deixar todas as frutas preparadas pro consumo imediato).
Ou uma banana. Eu prefiro a banana.
Enfim, come qualquer fruta, todas (com excessão de frutas punk-rock, como o abacate) têm zero ponto. A qualquer hora.
Muita gente, como eu, 'usa' a comida como válvula de escape pra ansiedade. Ainda não consigo lidar exatamente bem com essa questão.
E, enquanto as coisas não mudam de vez, fica a dica: pode comer, sim, de madrugada. É só comer bem.:)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vigilantes ProPontos

Resolvi emagrecer.
Só que, honestamente, não vou parar de comer o que gosto. Nem vou comer o que gosto em míseras porçõezinhas. Pensando nisso, resolvi conhecer o novo programa do Vigilantes do Peso, o ProPontos.
Fiquei desconfiadíssima, achando que não fosse emagrecer, tendo em vista a quantidade de comida permitida por dia + a quantidade permitida, de brinde, por semana.
Mas funcionou.
Me permiti comer o que tive vontade, pra não entrar na neura do 'desejo'. Mas saí do automático. Passei a anotar tudo, a contar os pontos. A ponderar o que é ou não bacana pro meu corpo. E não me senti culpada nos dias em que extrapolei (ó a quantidade|brinde).
Nessa primeira semana, segue, mais ou menos, o que comi:

Pão integral, pão de batata, pão italiano, cream cracker, cream cheese, queijo branco, cottage, suíço, peito de peru, frango, cookie, melancia, manga, banana, mamão, alface, tomate, couve, abobrinha, agrião, beterraba, pepino, cenoura, arroz, feijão, bife, ovinho mexido, batata frita, assada, macarrão com molho branco, molho de tomate, sanduba do Subway, água, sucos diversos, refrigerante.

Em 6 dias. E emagreci 2,6 kg.
Dá pra emagrecer sem sofrer, sem privações. É só comer bem. :)